sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Atividades Caderno 2

1 - Refletir sobres os sentidos de estar na escola para professores e jovens (p.16) 
2 - Promover diálogo com os estudantes na escola sobre culturas juvenis (p.29)
3 - Propor estratégias metodológicas para o diálogo com os jovens trabalhadores sobres suas expectativas e condições de trabalho (p. 43) Responder nos Comentários 
4 -  Redigir carta endereçada aos jovens estudantes do Ensino Médio (p. 60) 

23 comentários:

  1. Assim como a carta sugerida como estratégia de diálogo entre professores e alunos, um debate entre ambos também seria importante para tentarmos solucionar os problemas que afetam a educação no ensino médio, essa discussão aberta entre ambos deve partir do pressuposto de que não há vítimas ou culpados e principalmente,de que, nós professores, estamos dispostos e interessados em ouvi-los, tentando assim, melhorar a relação professor/aluno. Extinguir a ideia de que há duas línguas na escola; saber o que o estudante espera do professor e qual o sentido da escola para este, seriam questões essenciais a serem dialogadas e, nesse sentido, um importante caminho para se ter um ambiente escolar capaz de integrar/inserir o jovem com o mundo. Para estabelecer esse contato com os alunos, uma metodologia atraente seria criar um grupo por meio de uma mídia social como, por exemplo, o whatsapp, uma maneira mais atual e diferenciada de se estabelecer comunicação.

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    1. Realmente, se não compreendermos que para fazer parte do universo dos nossos alunos devemos utilizar o mesmos instrumentos de interação é provável que não tenhamos êxito.

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  2. Para propormos uma estratégia metodológica para os alunos do Ensino Médio é necessário definirmos qual o papel social tem sido desempenhado pela Escola na vida de seus alunos. O primeiro passo é promover um dialogo entre alunos e professores para que possamos compreender e conhecer suas necessidades no processo de ensino/aprendizagem. Somente a partir dai podemos traçar quais os objetivos e interesses de ambos, acabando assim com o “jogo de culpados” que tanto tem afetado a educação em nossas Escolas. O segundo passo é utilizar das redes sociais como Facebook e Whatsapp para aproximar e melhorar o relacionamento entre alunos e professores.

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    1. O consenso para se chegar ao aluno parece ser por meio da tecnologia. As redes sociais se mostram alternativas interessantes, mas o que fazer ao nos depararmos com a falta de estrutura da escola e a impossibilidade dos alunos portarem as ferramentas necessárias para estarem conectados.

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  4. Seria interessante que aconteça momentos de reflexões nas aulas, onde o professor irá orientar e discutir temas propostos pelos próprios alunos que anseiam ser ouvidos, buscando levar esse jovem a pensar sobre sua vida, atitudes, consequências, vislumbrando a sua participação efetiva como cidadão em nossa sociedade. Como estratégia, acredito que se possa realizar esta atividade durante a semana, alternando-se os dias e que o professor possa agir como mediador nestes questionamentos, momento em que o jovem terá oportunidade de refletir sobre suas experiências atuais e exercitar o raciocínio sobre as suas próprias consequências. Para que esta estratégia tenha sucesso será necessário um momento em que os professores possam identificar os problemas reais que afligem os alunos e observar a repetição dos mesmos. Caso isso ocorra, a comunidade escolar poderá solicitar ajuda a especialistas para juntos sanar dúvidas, buscando assim formar um cidadão apto para viver em sociedade.

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    1. Recentemente fiz algumas dessas perguntas no 2º ano A. Me surpreendi ao perceber que eles também não sabem o que sugerir para que a escola se torne mais atraente, as aulas mais interessantes. Diante deste cenário, a discussão sobre estes assuntos merece realmente muita atenção.

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  5. É necessário estarmos atentos em conhecer e compreender nossos alunos,também devemos nos preocupar com a prática escolar em sala de aula, proporcionar e abrir espaços durante as nossas aulas para que haja o diálogo e momentos de interações entre grupo,com isso,tornando a sala de aula,em um espaço de construção e valorização das aprendizagens,fortalecendo a relação interpessoal,para que a aprendizagem se efetive de fato.
    Podemos também incentivar nossos alunos, contribuindo para que desenvolvam suas capacidades de projetar e acreditar em suas potencialidades.

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  6. Saber ouvir e promover conversas informais, aproximar-se dos alunos a fim de familiarizar-se com essa nova juventude para entender suas linguagens saberes e gotos a fim de atraí-los ao mundo do conhecimento acadêmico.A conscientização dos alunos na participação e colaboração com as agremiações estudantis , promovendo discussões sobre interesses e projetos que gostariam de desenvolver na escola .durante o trabalho dos conteúdos ressaltar questões de exame de instituições superiores de ensino é uma forma de conhecer suas expectativas futuras suas escolhas e se esta esta ligada a sua atividade profissional atual .desenvolver projetos extraclasse , eventos culturais , informação e orientação profissional também pode ser uma forma de aproximação.

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  7. A geração muda, a escola muda, o professor tem que encontrar novas estratégias para intervenções neste novo contexto extremamente moderno.
    A estratégia de diálogo entre professores e alunos, toma sentido urgentíssimo. A forma desta conduta, acredito que deva começar com um diálogo do corpo docente, para que cada um exponha seu ponto de vista e suas manifestações, pois cada um tem uma maneira diferenciada de olhar e avaliar alunos, escola e os problemas que impedem um bom aprendizado. Neste sentido, os professores estariam conhecendo os problemas enfrentados pelos seus colegas, e conhecendo as particularidades mais abrangentes dos problemas identificados nos alunos e na escola, poderia expor em primeiro lugar a sua proposta entre os colegas. Apreciar as críticas construtivas. Pois ao olhar coletivo pode se chegar a uma melhor maneira de aproximação e diálogo com os alunos. Considerando as informações fornecidas pelos colegas. Como resultado e partindo de um princípio que agora temos mais conhecimento das particularidades de alunos, seus problemas, assim como da escola, serão possíveis uma aproximação com mais confiança por parte do professor considerando um pré diagnóstico da realidade, fato este que tornaria vários métodos viáveis. Podendo ser a carta, ou as formas de comunicações mais recentes tais como: Facebook, Whatsapp dentre outros meios que aproxime o professor do aluno, que se apresente de forma espontânea, criativa e atrativa para ambos, além de almejar bons resultados.

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  8. Várias estratégias metodológicas podem ser usadas para abrir o diálogo com os estudantes de forma a manifestarem suas ideias e seus projetos futuros, uma alternativa, seria o uso das redes sociais e os apps de conversação que permitem diálogo informal e íntimo, uma vez que esses canais de comunicação foram criados com o intuito de aproximar as pessoas. Atividades extraclasse como visitação as diversas áreas de atuação profissional também podem auxiliar no debate sobre o assunto, além das estratégias sugeridas pelo texto, como o teste vocacional e troca de correspondências levando os alunos a refletirem e expressarem sobre o que almejam da vida. É imprescindível que o professor crie certa empatia com seus discípulos de modo que eles tenham liberdade e sejam incentivados a falar, ao mesmo tempo, o docente deve saber ouvir e procurar assimilar o que foi dialogado buscando tornar a Escola atrativa e responsável por desenvolver no estudante a sua capacidade de projetar e acreditar nos seus sonhos.

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  10. Estamos convivendo com uma nova geração.A mentalidade do jovem hoje é mais acelerada em relação aos mundo,eles tem um acesso considerável a informação,principalmente quando é voltada ao seu interesse.Mediante isso,cabe a escola oferecer oportunidades ao educando no espaço escolar,conscientizá_los de que eles são sujeitos de direitos e deveres.Considerando o professor como parceiro na construção do conhecimento,cabe ressaltar que é necessário que haja mais aproximação e diálogo no processo de ensino-aprendizagem,familiarizar mais com o aluno,para que ele possa entender a sua linguagem,se sentir atraido pelo conhecimento.Promover o debate aberto,respeitando o seu ponto de vista.Enfim,é preciso conduzirmos o jovem a uma mentalidade de que ele é capaz e que o professor está ao seu lado,ajudando a construir as sua potencialidade.

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  11. Fazer pensar no presente e promover o diálogo sobre as expectativas frente a vida são ações que devemos trazer para os nossos alunos. E uma estratégia metodológica para essa conversa com os jovens trabalhadores sobre suas expectativas e condições de trabalho é tentar saber por meio de questionários, como: quantos estudantes trabalham em suas turmas; que trabalho realizam; quais trabalhos já fizeram; sob quais condições; se foram feitos com segurança e proteção ou em condições de exploração e desproteção; se eles têm consciência de seus direitos de trabalhadores e trabalhadoras? Não trabalham, mas pensam em trabalhar ainda durante o tempo de escola? Após aplicação deste questionário refletiremos em sala de aula sobre esses dados coletados percebendo que enquanto educadores e educandos precisamos, então, em nosso dia a dia escolar tratarmos sobre nossas relações para assim, ajudar o principal interessado o aluno na sua visão com o trabalho e educação.

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  12. Em qualquer situação de processo educativo e ou nível de ensino a metodológica é um aspecto fundamental para o trabalho pedagógico. Não há caminhos a serem trilhados sem uma estratégia de intervenção. E o foco aqui é traçarmos caminhos a serem trilhados para permanentes diálogos com os jovens do ensino médio. E para que aja esse diálogo, o 1º passo é a observação, ou seja é termos a capacidade de percebermos os jovens na suas especificidades sociais, culturais, psicológicas e etc. O 2º passo, é a estratégia de escuta, quando ouvimos os nossos jovens estamos estreitando a distancia entre professor e aluno. Procurar conhece-lo, indaga-lo, ouvir suas demandas e anseios são pré-requisitos primordiais para estabelecer confiança e assim canalizar potencialidades. O respeito se constrói mediante a metodologia da escuta, do saber ouvir. O jovem precisa se sentir seguro no ambiente escolar, precisa ter confiança nas pessoas que ali estão e fazem parte do seu universo. Quando há o distanciamento entre os segmentos, os alunos se sentem perdidos e não participam do processo de ensino- aprendizagem, pois temem serem desapontados. Acho até que os próprios jovens já traçam metodologias apropriadas quando fazem reclamações das aulas chatas, monótonas, da escola sem atrativos interessantes. E por fim, o 3º passo é a prática, pensada para a juventude, com o jovem. Não há, por certo, receita pronta, pois o que há de se considerar são as especificidade dos jovens, concomitante aos conteúdos a serem trabalhados.

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  14. Estamos hoje,diante de um variado e complexo grupo de alunos que compõem o Ensino Médio ,os quais exigem bem mais de nós professores,pois fazemos parte de um mundo onde a tecnologia esta cada dia mais avançada,e diante disso,devemos propor aos nossos jovens, estratégias diferenciadas as do cotidiano normal,como por exemplo usar esse meio tecnológico como aliado do ensino aprendizagem,utilizando o celular ,as redes sociais como maneira alternativa e eficaz para atrair eles para o ensino construtivo.Outra maneira metodológica de ensino é o diálogo com os nossos alunos,ouvindo os sobre seus anseios,suas dificuldades e expectativas de trabalho,de futuro profissional.E diante dessa quadro,propor juntamente com eles caminhos que os levem a formarem seus próprios conhecimentos,cabendo a nós sermos apenas mediadores e companheiros contínuos entre o seu aprender, a sua formação para o mercado de trabalho e o seu desenvolvimento pessoal.

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  16. Temos a necessidade de nos dias atuais, que a escola pública brasileira, trabalhe principalmente, no que se refere ao ensino, e ao trabalho do docente, a competência de viver e conviver com o jovem.o
    Para isto, requer esforço e dedicação por parte do professor, com o intuito de entender e compreender o universo integral do aluno, que se encontra nesta fase da vida em pleno processo de construção, e que: segundo o autor do texto, essa compreensão seguida do seu desempenho, favorecera para a construção da identidade juvenil, de modo autônomo.
    Para tanto, neste universo em construção deve-se perceber a existência de três dimensões que são inerentes tanto na construção da identidade do jovem, quanto na formação existencial de todo ser humano. E que embora muitas vezes elas são ignoradas e desprezadas pelo fato de total desconhecimento do seu real valor. Essas dimensões tão importantes tratam dos aspectos: social, cultural e afetivo de todos. Considera-se que ao trabalha-los emergira um legue de possibilidade a ser trabalhada no decorrer do dia a dia da aula do professor, e subtende-se que tal postura fará toda a diferença na concretização cotidiana da sua pratica pedagógica, no sentido da melhoria do ensino.
    Mediante esta pratica, para o autor: trabalhar o universo do jovem, estudante, e acima de tudo trazer,trazer para si o dialogo como possibilidade de resgatar para o texto escolar, a experiência cotidiana do jovem e que por meio destas, certamente, o ajudará a entender e a desenvolver de modo pleno a sua identidade.

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  17. O desafio esta na mediação do diálogo e tentativa de aproximação com os jovens,é preciso compreender a realidade em que estão inseridos,muitos dos problemas que atingem os jovens são expressões de necessidades e demandas não atendidas no âmbito mais amplo.É preciso desvendar essa complexidade de elementos que interferem na realidade do jovem para que haja uma melhor interação entre ambos no ambiente escolar.

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  18. Em nossa escola nota-se claramente que alguns alunos no período vespertino dependem exclusivamente dos pais ou esposos, e alguns são autônomos, no período noturno muitos alunos possuem renda fixa, tendo empregos com carteira assinada. A escola e o trabalho andam no mesmo compasso, ou seja, concomitantemente. Muitos procuram continuar os estudos para que possam galgar novos horizontes na perspectiva de mudança criando novas expectativas em relação às possibilidades de inserção no mundo do trabalho e em relação ao papel da escola nos seus projetos de vida. Entretanto, os jovens têm que ter claras as suas tarefas e o seu potencial para que possam realizar suas escolhas, desenvolvendo suas potencialidades reconhecendo suas fragilidades. É notório que muitos de nossos jovens trabalham para sobreviverem ou até mesmo para atender suas necessidades pessoais, muitas vezes é necessário que nós professores através de conversas informais contribuamos para que esses educandos realizem escolhas conscientes nas suas trajetórias pessoais e profissionais, assegurando o seu desenvolvimento integral, conhecendo seus direitos e deveres. A escola precisa criar condições com vistas à melhoria da qualidade do ensino, sendo necessário investir fortemente na ampliação de sua capacidade tecnológica e na formação de profissionais de nível médio para que tenhamos o suporte necessário para oferecer aos nossos jovens novas perspectivas culturais para que possam expandir seus horizontes e dotá-los de autonomia intelectual, assegurando-lhes o acesso ao conhecimento historicamente acumulado e à produção coletiva de novos conhecimentos, sem perder de vista que a educação também é, em grande medida, uma chave para o exercício dos demais direitos sociais.

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  19. O professor que se propõe a trabalhar com os adolescentes e jovens precisa, em primeiro lugar se identificar com esta faixa etária, ter vontade de conhecer sua linguagem, seus códigos, seus interesses, transitar na sua realidade como pesquisador, orientador, amigo, A amizade necessária para que o professor seja aceito, seja respeitado como tal e que o permite participar e orientar seus projetos do presente ou futuro é uma amizade singular, diferente daquela que vivenciamos com nossos amigos de infância ou trabalho. Sem essa amizade fica mais complexo ou difícil o envolvimento dos alunos com o conteúdo e com as atividades. Vivenciar o universo do aluno não consiste em falar as gírias atuais tampouco frequentar os mesmos lugares que eles más compreender, respeitá-los, demonstrar interesse pelos seus assuntos, ouvi-los demonstrar que se importa com sua vida e com seu desempenho, ou seja, ser um professor comprometido com seu exercício docente. Quando alunos e professor alcançarem esse nível de relacionamento a escola deixa de ser entediante e desnecessária na vida do aluno

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  20. Todo esse clima de desinteresse dos adolescentes pela vida escolar tem gerado muitas reflexões sobre os possíveis caminhos de fazer com que esses jovens sejam vividos e percebidos como significativo. Nessa perspectiva, o desafio é propor momentos de reflexões nas aulas, onde o aluno possa dar sua opinião em assuntos que levará esse jovem a pensar sobre sua vida, atitudes, seu futuro no mercado de trabalho para ser um cidadão digno em nossa sociedade. O professor sem dúvida é o principal mediador na construção do conhecimento, é necessário que haja mais aproximação e diálogo. Promover o debate aberto,respeitando o seu ponto de vista.O professor sendo mediador do conhecimento é responsável por realizar essa função da melhor maneira possível, buscando sempre se manter atualizado, podendo formar cidadãos cada vez mais capacitados.

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