sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Atividades do Caderno 1

1 - Identificar os principais desafios os Ensino Médio no Brasil (p. 26)
2 - Traçar o perfil, social e econômico dos sujeito matriculados no Ensino Médio na Escola (p. 31)
3 - Identificar os principais  e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral (p. 40)
4 - propor ações para o alcance da universalização do Ensino Médio


Um comentário:

  1. O ensino médio por ele mesmo já é um grande desafio,é uma etapa na vida do educando onde ocorrem muitas mudanças e chega a hora de muitas decisões.Um grande desafio do ensino médio esta na evasão escolar e no alto índice de reprovação.O ensino médio segundo pesquisas feitas com alunos em escolas de rede estadual está desmotivador para o educando uma vez que o mesmo também ainda encontra-se perdido quanto a relação entre os conteúdos aplicados em sala de aula e a profissão que vão escolher para sua formação no mercado de trabalho. Conhecer a identidade dos sujeitos envolvidos no Ensino Médio, é fundamental para compreender como esses sujeitos se constituem no espaço educativo. Muitos, movidos por questões sociais e econômicas, tiveram que abandonar os estudos, muito cedo, por falta de oportunidades, ou pela necessidade de ingresso no mundo do trabalho. outros, por falta de motivação, falhas de aprendizagem, reprovações.Existem metas para a formação integral segundo as DCNEM onde, o trabalho é visto como princípio educativo,a pesquisa como fundamento pedagógico, e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.Compreende-se que diante do exposto, chegar á universalização do Ensino Médio envolve muitos desafios e extrema responsabilidade de todos envolvidos no processo, principalmente o governo no que diz respeito à inserção de políticas públicas que possam atender as necessidades existentes e favorecer mudanças ou reformas estruturais que promovam a superação da atual estrutura social geradora da desigualdade presente em nossa sociedade, haja vista, ser a educação a arma mais viável de se transformar uma sociedade, ou para provocar mudanças em uma sociedade. Outro desafio é a formação de professores, isto é, formação de profissionais aptos para atendimento à clientela jovem ou que saibam trabalhar com a juventude, compreendendo a realidade apresentada de cada um.

    ResponderExcluir