quarta-feira, 17 de junho de 2015

Atividades do Caderno V - Matemática

REFLEXÃO E AÇÃO



Convidamos vocês, professores das áreas, a fazer o exercício de organizar conjuntamente as ideias discutidas no último exemplo, e outras que imaginarem, em subprojetos que acreditem ter viabilidade na sua escola, a partir da pergunta central formulada. Registrem seus subprojetos, as questões motivadoras, os objetivos e as ações pretendidas em uma tabela análoga àquela desenvolvida ao final do primeiro exemplo.
Não esqueçam de divulgar e registrar os processos adequados de avaliação para os subprojetos elencados.

24 comentários:

  1. Uma das principais finalidades da Matemática é a de desenvolver a capacidade de formular e resolver problemas,de comunicar de analisar criticamente uma situação,considerando suas diferentes possibilidades.O ensino da matemática favorece a formação de cidadãos aptos a realizar intervenções na realidade, a partir da compreensão de problemas e situações da sociedade atual.
    Devemos realizar atividades que agucem o aluno, que faz com que ele ao se interessar,consequentemente faça também seu próprio conceito ,claro que baseado nos princípios pré estabelecidos e trabalhados.E como toda ação precisa ser avaliada,importando examinar o percurso e não somente o resultado obtido,e na execução de um projeto,podem ocorrer mudanças,justamente em função dessa avaliação processual.
    Portanto é fundamental que,desenvolvamos projetos que incluam trabalho, cultura, ciência e tecnologia,pois poderemos interagir todas as áreas do conhecimento,como jogos(xadrez por exemplo),o qual,trabalho raciocínio e estratégia;o uso da tecnologia como aplicativo de mapas,delimitar a região da escola ,por exemplo;podíamos também ter um jornal/rádio na escola feito pelos próprios alunos ,trabalhando assim a linguagem e divulgação de eventos escolares ;apresentações musicais(concursos).

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    1. Considero importante e muito significativo o ensino da matemática a medida que o aluno é levado a compreender a conexão que tem a matemática com diversas áreas do conhecimento. A matemática deve ser estimulada em sala de aula com recursos variados afim de estimular os alunos a resolver problemas intrínsecos a matemática, mas para conectá-los aos problemas reais e diários vividos em sociedade em outras áreas de estudo. O aluno tem a possibilidade de visualizar no dia a dia, seja nos supermercados, nas lojas de um modo geral, nas quantidades e medidas utilizadas em todo tempo, nas analises das faturas de cartão de crédito dos pais, enfim o aluno precisa que a matemática está presente em todo momento no seu dia a dia e por isso sua grande necessidade de ser levado a sério.

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  4. ÁGUA: PRESERVAR PARA VIVER

    Água: um recurso fundamental à vida.
    A água é um recurso indispensável à vida, no entanto, mesmo com sua extrema importância, ela corre o risco de se findar e muitos lugares já sofrem com a falta desse recurso.
    Diante dessa preocupação, a sociedade tem promovido alguns esforços para amenizar essa questão.
    Quanto ao trabalho de conscientização, sem dúvida, a escola é o melhor lugar executá-lo. Por isso, a instituição escolar e o professor devem estabelecer trabalhos práticos ligados à economia de água.
    Cabe a nós, professores, esclarecer acerca da importância da água para a vida e as várias formas de utilização, alertando sobre a escassez desse recurso e onde há os maiores desperdícios.
    Trabalho dessa natureza é de grande importância, isso porque não somente o aluno é alcançado, mas toda a família. Muitas vezes, o próprio aluno conscientiza os pais sobre os riscos da escassez de água.
    Dados como os apresentados abaixo são importantes para que o aluno perceba a quantidade de água que é desperdiçada ou economizada de acordo com o uso, como:

    - Banho com torneira aberta o tempo todo: são gastos em média 180 litros.
    - Escovar os dentes com água de um copo e não com a torneira aberta: economia de três litros.
    - Uma torneira aberta gasta cerca de 12 litros de água por minuto; uma pingando, gera um gasto de aproximadamente 46 litros de água por dia.
    - Lavar louças com torneira aberta o tempo todo: o desperdício pode chegar a 105 litros.
    - O gasto de água para lavar um carro é de cerca de 600 litros.

    Com base nesses dados, propomos uma campanha de economia de água, de forma que, no final da mesma, todos possam expor quanto em dinheiro e em água fora economizado.

    O PROJETO

    Projeto " ÁGUA: PRESERVAR PARA VIVER " objetiva incentivar o consumo consciente da água, promovendo a mudança de hábitos coletivos, quanto ao uso desse recurso.
    O projeto consiste numa gincana de medição do consumo de água da residência dos alunos, durante 4 meses. Assim, pretende aferir a diminuição do consumo de água e promover atividades de conscientização, quanto ao uso desse recurso.


    OBJETIVOS DO PROJETO

    • Conscientizar a rede escolar para a importância da água;
    • Desenvolver ações de economia de água na residência;
    • Socialização e trabalho em equipe.


    Propiciar aos alunos, através do tema: “ÁGUA: PRESERVAR PARA VIVER!”, uma reflexão importante para ser debatida em sala de aula, levando o jovem a perceber e a pensar seu papel como um possível agente social transformador. Ele não só identificará os problemas a sua volta, mas também vislumbrará a possibilidade de agir em favor de uma sociedade mais consciente. Só assim, um mundo melhor nascerá, também a partir do uso racional da água.

    COMO FUNCIONA?
    É uma competição entre todas as classes do ensino médio da escola. Os estudantes terão de reduzir o consumo de água de sua casa. A classe vencedora da edição será a de melhor média dos últimos três meses.

    REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO:
    a) todos os alunos da classe participante deverão entregar a conta de água original, até o último dia útil do mês;
    b) todas as turmas deverão divulgar e registrar as ações desenvolvidas pelos alunos, naquele mês;

    PREMIAÇÃO
    A turma vencedora ganhará um passeio à cidade de Montes Claros com direito a sessão de cinema.

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  5. Subprojeto: Torneio de xadrez
    Por quê?
    - Valorizar os interesses dos jovens.
    - Incentivar e aperfeiçoar as habilidades individuais.
    - Compartilhar e divertir
    - trabalhar a concentração e disciplina.
    O quê?
    - Convites para a participação
    - Apresentação dos jogadores.
    Como?
    - Organizar a montagem de uma abertura.
    - Promover os jogos
    Dimensões
    - Trabalho
    - Cultura
    - Ciência e Tecnologia

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    1. dando continuidade ao pensamento do Professor Renderson, proponho:
      METODOLOGIA
      Por se tratar de um esporte em sua essência, as aulas práticas de xadrez acontecerão em turno extra ao de permanência obrigatória na escola e pelo menos uma vez no mês, dentro de um aula da disciplina Matemática, que de imediato poderá discorrer sobre a necessidade de concentração, as figuras geométricas descritas nos movimentos das peças, sua importância no jogo, na disciplina e sua semelhança com as construções civis vivenciadas no cotidiano do aluno.

      -Matemática:
      A carga horária destinada à disciplina Matemática é de 01 (uma) aula mensal, sendo que a mesma será incrementada dentro de seu planejamento, e obedecerá a seguinte seqüência:
      1ª Aula:
      O tabuleiro: Conceito e Estrutura (conteúdos envolvidos: Potenciação, raiz quadrada, quadrado perfeito, área e perímetro);
      2ª Aula:
      Notação Algébrica (`produto cartesiano e matrizes)
      3ª Aula:
      Aula prática
      4ª Aula:
      Diagonais e Centro (Teorema de Pitágoras e Circunferência);
      5ª Aula:
      Ala da Dama e Ala do Rei (Lateralidade);
      6ª Aula:
      Aula prática
      7ª Aula:
      Zona de Ataque e de Defesa (Espaço e tempo);
      8ª Aula:
      O Movimento das peças (Ângulos, circunferências, retângulos, retas, áreas e perímetro);
      9ª Aula:
      Aula prática (Estudo de estratégias);
      -Educação Física:
      Dentro do horário destinado à disciplina Educação Física, acontecerão as aulas práticas de Xadrez, sendo que nos primeiros 30 (trinta) dias e sempre que possível, terá o acompanhamento do Renderson, que fornecerá dados para o bom desempenho deste projeto.

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  7. TEMA: Conhecimentos Matemáticos Contextualizados e Interdisciplinares
    INTRODUÇÃO
    Aprender matemática é mais do que reproduzir modelos e cálculos padronizados, utilizar regras e manejar fórmulas. É fundamental que os alunos consigam interpretar problemas e situações matemáticas e escrever as respectivas sentenças numéricas e/ou algébricas, bem como representá-las gráfica e geometricamente. Elaborar definições aprimorar seu registro à medida que se apropriam das linguagens matemática, produzirem textos escritos e orais a respeito de suas descobertas e desenvolver linhas próprias de raciocínio e dedução são as diversas maneiras de o aluno apresentar a solução das situações propostas.
    JUSTIFICATIVA
    A matemática pode contribuir para que os alunos desenvolvam habilidades relacionadas à representação, compreensão, comunicação, investigação, e, também, à contextualização sociocultural.
    OBJETIVO GERAL
    Contribuir para a formação integral do aluno, tornando-o um cidadão crítico, participativo, justo, social, responsável e consciente de suas obrigações e direitos.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, habilidades sensório-motor e a assimilação do conteúdo em sala de aula, favorecendo o aprendizado de outras disciplinas.
    • Estimular a curiosidade e a criatividade do aluno para que possa reelaborar e transferir os conhecimentos adquiridos para novas situações propostas ou criadas por ele mesmo.
    • Desenvolver hábitos de estudo, rigor, precisão, ordem, clareza, perseverança, cooperação e uso correto da linguagem.
    • Estimular o aluno a ampliar seus conhecimentos matemáticos por meio de leitura de textos, jornais, revistas, livros, pesquisas, consultas na internet e a profissionais do mercado de trabalho.
    METODOLOGIA
    Buscando a articulação entre os conteúdos, fazendo as intervenções necessárias, proporciona-se ao aluno uma diversidade de situações, de forma a capacitá-lo a resolver problemas do quotidiano, exercitando a crítica na discussão de resultados que se deve basear em alguma informação; a construção de argumentos racionais baseadas em informações e observações.
    Resolução de problemas contextualizados de modo que haja provocações quanto à construção de conhecimento e quanto á utilização de raciocínio matemático.
    Engajamento dos trabalhos em anexo ao Projeto Saúde e Alimentação e outros Projetos da Escola.
    PÚBLICO-ALVO
    Alunos do 1º Ano, Ensino Médio
    CONTEÚDOS
    Nos últimos anos, vem se constatando a necessidade de mudanças no ensino da matemática, tendo em vista vários fatores como: as reprovações a forma como a disciplina é transmitida e tantos outros fatores que fizeram com que se repensasse este ensino em favor de uma visão mais progressiva: a de Educação Matemática.
    Os conteúdos (função do 1º e 2º graus) serão apresentados de forma contextualizada e interdisciplinar. Além destes conteúdos, trabalharemos conteúdos que são pré-requisitos para o aprendizado destes novos conhecimentos, produção de relatórios, textos envolvendo o conhecimento matemático e participação nos Projetos da escola.
    RECURSOS
    Laboratório de Informática ( computadores e seus acessórios + internet), Blog, Faceboock, CDs, Pen drive, Quadro Branco, Pincel, Papel madeira, Papel ofício, Xerox, Livros didáticos, Cartolinas, Sala de aula, Espaço físico da escola, Biblioteca, Área livre da escola, Comunidade, Jornais, revistas, Entrevistas.
    CRONOGRAMA - PERÍODO DE EXECUÇÃO
    Segundo e terceiro bimestre do ano letivo, nos horários programados para a disciplina e horários programados para os Projetos da escola e extraclasse.
    AVALIAÇÃO
    Pensando a matemática como uma ciência elaborada pelos homens, em constante evolução, a avaliação, como parte integrante do processo dinâmico de ensino-aprendizagem, deve ser realizada na interação entre alunos e professor, de forma contínua.

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    1. Projeto Aprendendo Matemática de Forma Lúdica

      JUSTIFICATIVA:
      Em uma sociedade caracterizada pelo conhecimento e pela comunicação, como a atual, é preciso que os estudantes comecem a comunicar idéias, procedimentos e atitudes matemáticas, em situações de sua vivência e de novas, usando, para isso, resolução de problemas, probabilidade, raciocínio combinatório, estimativas, cálculos mentais, articulados entre si e conectados com outras áreas de conhecimento.

      OBJETIVOS DO PROJETO:
      • trabalhar a formação de conceitos;
      • desenvolver habilidades para a construção de significados;
      • estimular a curiosidade e a investigação, por meio de diferentes modos de representação, tais como linguagem verbal, gráficos e tabelas;
      • promover a compreensão das quatro operações;
      destacar as formas geométricas e suas características em elementos geométricos e em objetos criados pelo homem.

      DESENVOLVIMENTO

      Jogo do Bingo;
      Jogo da Forca;
      Jogo da Bomba;
      Escadaria entre outros

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  8. Projeto:
    O jogo de Xadrez na Escola

    Componentes curriculares envolvidos: Matemática e Educação Física.

    Público alvo: Alunos de séries do Ensino Médio.

    Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação. No contexto educacional escolar, trabalhando de forma interdisciplinar os conteúdos de Educação Física e Matemática, o jogo deve ser proposto de forma lúdica, com o intuito de ensinar, educar, desenvolver o crescimento cognitivo do aluno, o afetivo-social por contribuir na interação com os colegas, e de forma pouco intensa a questão motriz, tendo em vista que o jogo é realizado sentado. Outra forma consiste em oferecer um treinamento sistematizado aos alunos mais interessados e estimulá-los a participara de desafios organizados em forma de eventos esportivos.
    O projeto Xadrez na Escola é responsável por estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática, socializando um esporte que, até bem pouco tempo, era exclusividade de alguns grupos. Assim, o projeto é mais uma iniciativa que visa a incentivar alunos e professores a participarem das inovações necessárias para a qualificação da educação em nosso país.

    Objetivos
    • Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
    • Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
    • Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
    • Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
    • Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
    • Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
    • Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.

    Subprojetos
    Artes
    Confecção dos tabuleiros e peças.
    Português
    Leitura e interpretação das regras, movimentos e estratégias.

    Metodologia
    O projeto é desenvolvido durante todo o ano, em atividades distribuídas pelos bimestres, sempre com carga horária de cinco horas semanais:
    1º bimestre: Na etapa inicial, o aluno tomará conhecimento da importância do xadrez para o crescimento individual como pessoa e cidadão e prática do esporte.
    2º bimestre: Na etapa intermediária, conhecerá as regras que regem o jogo, bem como as principais aberturas e defesas utilizadas pelos desportistas.
    3º e 4º bimestres: Na etapa final, aprenderá as técnicas de meio jogo e finais, estratégias e atividades individuais e em grupo, participando de partidas com colegas e torneios individuais e em equipe.

    Avaliação
    Ao término do projeto será avaliado o desempenho dos alunos, bem como as habilidades e competências desenvolvidas.

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  11. “O ensino da matemática é de grande importância para desenvolver no aluno seu raciocínio lógico. Na Geografia o uso da matemática é fundamental para que o estudante compreenda conteúdos como Fuso Horário, Escala, Projeções Cartografia, dentre outros”.
    Projeto: Localização e Orientação no Espaço Geográfico
    Conteúdo: Fuso Horário
    Publico Alvo: alunos do 6º ano de Escolaridade
    Objetivo: Contribuir para que o aluno consiga se orientar no espaço e compreender a dinâmica da distribuição das horas de acordo com sua localização.
    Objetivos Especificos:
    • Desenvolver o raciocínio logico-dedutivo do aluno;
    • Fazer com que ele consiga através do seu ponto de localização calcular as horas de outras localidades, tanto por meio de cálculos quanto pelo uso de seu raciocínio;

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    1. Projeto Educação Ambiental
      Público alvo: alunos do Ensino Médio
      Justificativa: O presente projeto se justifica na tentativa de oportunizar aos alunos momentos de reflexão sobre como está sendo explorado os espaços ocupados pelo homem na nossa cidade. A necessidade de conhecer e de se avaliar estes espaços de forma crítica mediante a realidade econômica, política e social, permitirá os alunos a desenvolverem diversas atividades que os possibilitarão uma análise e consequentemente uma nova postura perante a exploração do meio ambiente. É preciso formar novos cidadão com um olhar ético, responsável e consciente, mediante a preservação do meio ambiente e este projeto dará abertura para a construção deste novo olhar frente a exploração dos espaços ambientais do nosso município.
      Objetivo: sensibilizar e conscientizar os alunos do ensino médio dos problemas ambientais existentes no município de Grão Mogol e assim apresentar posturas de cidadãos responsáveis na ocupação dos espaços, atuando de forma crítica e participativa nas tomadas de decisões direcionadas a exploração do meio ambiente.
      Objetivos específicos:
      • Conhecer a realidade do município no que tange as questões ambientais;
      • Identificar as áreas foco de desmatamento e exploração comercial do ambiente no município;
      • Pesquisar junto ao IEF(Instituto Estadual de Florestas) sobre o Parque Estadual de Grão Mogol, sua extensão, fauna, flora e etc;
      • Conscientizar a comunidade local sobre a importância da preservação do meio ambiente;
      • Atuar de forma crítica e participativa nas ações públicas direcionadas às quentões ambientais do município.
      Para realização deste projeto serão preciso a realização das seguintes ações:
      • Apresentação do projeto aos alunos;
      • Palestras;
      • Coletas de dados;
      • Visita de campo ao Parque Estadual de Grão Mogol;
      • Seleção e estudo de material específico sobre o meio ambiente do município;
      • Entrevistas com os feirantes da cidade;
      • Passeatas pelas ruas da cidade e término na feira- local;
      • Estudo na biblioteca da cidade (Casa da Cultura) sobre os elementos culturais da região.
      Conteúdos por disciplina:
       Português – Produção de um jornal sobre a realidade do município, para tanto o professor deverá organizar os temas estudados distribuindo-os nas páginas do jornal.
       História – Valores culturais dos muncípio;
       Geografia – Comparação do antes e depois dos aspectos físicos visitados na área do parque, degradação ambiental, turismo e cidadania;
       Matemática – Análise de dados e elaboração de gráficos estatísticos;
       Física – Relevância das indústrias para empreendimentos futuros (tecnologia, engenharia e etc) no município;
       Química – Tipos de minério encontrado no município de Grão Mogol; estudos do meio ambientes, tratamento do lixo, desenvolvimento sustentável;
       Biologia – Integridade humana e planetária; políticas públicas voltadas à saúde, ao lixo, a degradação do meio ambiente;
       Educação física: Políticas públicas voltadas à saúde; caminhadas e atividades ao ar livre;
       Filosofia: Ética
      Recursos:
      Da natureza: Parque Estadual de Grão mogol
      Didático: folha, papéis diversos, tesoura, livros, jornais, revistas e etc;
      Humanos: professores, alunos e pessoas da comunidade;
      Audiovisuais: Data Show, CD, DVD, documentários;
      Avaliação:
       Na prática os alunos serão avaliados mediante seu interesse, compromisso e envolvimento nos trabalhos e bem como a seriedade com que irá conduzir a elaboração de pensamentos críticos em relação a preservação do meio ambiente.

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    2. Projeto Educação Ambiental
      Público alvo: alunos do Ensino Médio
      Justificativa: O presente projeto se justifica na tentativa de oportunizar aos alunos momentos de reflexão sobre como está sendo explorado os espaços ocupados pelo homem na nossa cidade. A necessidade de conhecer e de se avaliar estes espaços de forma crítica mediante a realidade econômica, política e social, permitirá os alunos a desenvolverem diversas atividades que os possibilitarão uma análise e consequentemente uma nova postura perante a exploração do meio ambiente. É preciso formar novos cidadão com um olhar ético, responsável e consciente, mediante a preservação do meio ambiente e este projeto dará abertura para a construção deste novo olhar frente a exploração dos espaços ambientais do nosso município.
      Objetivo: sensibilizar e conscientizar os alunos do ensino médio dos problemas ambientais existentes no município de Grão Mogol e assim apresentar posturas de cidadãos responsáveis na ocupação dos espaços, atuando de forma crítica e participativa nas tomadas de decisões direcionadas a exploração do meio ambiente.
      Objetivos específicos:
      • Conhecer a realidade do município no que tange as questões ambientais;
      • Identificar as áreas foco de desmatamento e exploração comercial do ambiente no município;
      • Pesquisar junto ao IEF(Instituto Estadual de Florestas) sobre o Parque Estadual de Grão Mogol, sua extensão, fauna, flora e etc;
      • Conscientizar a comunidade local sobre a importância da preservação do meio ambiente;
      • Atuar de forma crítica e participativa nas ações públicas direcionadas às quentões ambientais do município.
      Para realização deste projeto serão preciso a realização das seguintes ações:
      • Apresentação do projeto aos alunos;
      • Palestras;
      • Coletas de dados;
      • Visita de campo ao Parque Estadual de Grão Mogol;
      • Seleção e estudo de material específico sobre o meio ambiente do município;
      • Entrevistas com os feirantes da cidade;
      • Passeatas pelas ruas da cidade e término na feira- local;
      • Estudo na biblioteca da cidade (Casa da Cultura) sobre os elementos culturais da região.
      Conteúdos por disciplina:
       Português – Produção de um jornal sobre a realidade do município, para tanto o professor deverá organizar os temas estudados distribuindo-os nas páginas do jornal.
       História – Valores culturais dos muncípio;
       Geografia – Comparação do antes e depois dos aspectos físicos visitados na área do parque, degradação ambiental, turismo e cidadania;
       Matemática – Análise de dados e elaboração de gráficos estatísticos;
       Física – Relevância das indústrias para empreendimentos futuros (tecnologia, engenharia e etc) no município;
       Química – Tipos de minério encontrado no município de Grão Mogol; estudos do meio ambientes, tratamento do lixo, desenvolvimento sustentável;
       Biologia – Integridade humana e planetária; políticas públicas voltadas à saúde, ao lixo, a degradação do meio ambiente;
       Educação física: Políticas públicas voltadas à saúde; caminhadas e atividades ao ar livre;
       Filosofia: Ética
      Recursos:
      Da natureza: Parque Estadual de Grão mogol
      Didático: folha, papéis diversos, tesoura, livros, jornais, revistas e etc;
      Humanos: professores, alunos e pessoas da comunidade;
      Audiovisuais: Data Show, CD, DVD, documentários;
      Avaliação:
       Na prática os alunos serão avaliados mediante seu interesse, compromisso e envolvimento nos trabalhos e bem como a seriedade com que irá conduzir a elaboração de pensamentos críticos em relação a preservação do meio ambiente.

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  13. Objetivos
    1) Analisar de forma crítica as causas e as conseqüências do aquecimento global em nossa vida e para o nosso planeta.

    2) Coletar informações em diferentes fontes e elaborar um relatório.

    Comentário
    O aquecimento global tem sido focalizado nos diferentes meios de comunicação e a informação concreta é o risco que todos os seres vivos estão correndo nos próximos anos, em função das ações humanas. Afirma-se que a utilização de máquinas nos diferentes setores, meios de transportes em excesso, etc liberam muitos gases e estes favorecem o aumento do efeito estufa, ocasionando assim o aquecimento global.

    Vale a pena levantar os diferentes pontos de vista sobre o tema, pois também há opiniões não-catastrofistas. Por outro lado, é interessante discutir o que cada um pode fazer preventivamente para evitar uma eventual catástrofe.

    Estratégias
    1) Os alunos deverão ler o texto e grifar as partes que julgam importantes e/ou polêmicas.
    2) Em seguida deverão assistir ao documentário "Uma verdade incoveniente", de Al Gore (disponível em DVD), e analisar os argumentos apresentados.
    3) O professor colocará uma situação extrema das conseqüências do aquecimento global em nossa vida, para o ambiente (pode explorar as adaptações que serão necessárias por parte dos animais e plantas em relação ao curto espaço de tempo) e para o planeta e discutirá através de uma mesa redonda a(s) questão(ões) daí decorrente(s).
    4) O aluno pesquisará e anotará mais dados em diferentes fontes, tais como revistas, jornais, Internet, etc
    5) A fim de assegurar o conhecimento, o docente poderá solicitar aos alunos um relatório individual sobre o tema em questão e suas devidas conclusões.
    Sugestões e dicas
    O educador poderá discutir e incentivar os educandos a que adotem uma postura adequada e crítica em relação ao meio ambiente, como por exemplo, diminuir ou não usar o carro como meio de transporte, consumir produtos com embalagens recicláveis, etc.

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  14. INTRODUÇÃO
    O Tangram, também conhecido como a placa das sete astúcias, é um quebra cabeça milenar de origem chinesa. O nome chinês é Chi-Chiao, que significa “os sete pedaços inteligentes”, ou “o quebra-cabeça de sete sabedorias”.
    Esse jogo pode ser utilizado em sala de aula, para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, e como jogo, pois oferece àquele que brinca um grande e gostoso desafio.
    OBJETIVO
    Mostrar que a matemática pode ser divertida e está ligada a outras linhas do saber.
    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
    De forma lúdica e interdisciplinar, o trabalho com o Tangran será desenvolvido ao longo do 2º bimestre, com os alunos da 1ª Fase do 2º Ciclo, turmas “A e B”. Oportunizando o trabalho com as disciplinas de história, português, matemática, artes e informática.
    Os alunos, através das atividades propostas (anexo 1), terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a origem do Tangram, brincar com o jogo formando diversas figuras, resolvendo desafios através do site: http://rachacuca.com.br/tangram/, construir seu próprio Tangram fazendo uso de dobraduras, montarem diversas figuras e fazer registros de suas construções, ilustrarem histórias e construir histórias fazendo uso das peças, de forma coletiva e também individual. Descobrindo também as formas geométricas que constituem o quebra-cabeça, classificando-os em triângulos e quadriláteros, construindo outros através das peças e também identificando ângulos.

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  15. Projeto: Mini- Gincana
    A proposta a ser desenvolvida foi trabalhar o jogo com enfoque na matemática como uma prática lúdica, pois o jogo em si permite isso na construção do conhecimento, a partir de sua utilização poderá ocorrer por meio de prazer e emoção.
    O Jogo é um instrumento que pode ser utilizado como meio facilitador do processo ensino-aprendizagem que instiga a criatividade e o raciocínio, sendo uma boa alternativa para atividades interdisciplinares, podendo envolver jogos com variações em suas dinâmicas envolvendo conteúdos de outras disciplinas curriculares.
    A atividade pode ser considerada uma mini- Gincana e serão utilizados jogos matemáticos que objetiva o ensino de operações, o jogo denomina corrida dos números, a turma é dividida em duas equipes; o quadro negro também é dividido e nele vai ser escrito operações matemáticas, cada um dos lados do quadro é destinado a respectiva equipe. A atividade se desenvolve em forma de estafeta na qual o aluno sai de seu respectivo lugar, resolve a operação e retorna ao seu lugar, para que, so ai, o colega da equipe pudesse partir para a resolução posterior. A outra brincadeira da Mini-Gincana é fora da sala de aula, uma variação do pega-pega, nela os alunos serão divididos em dois grupos, os mesmos posicionados de frente uns para os outros, cada participante com uma folha com uma operação matemática colada nas costas, o objetivo é visualizar a operação presente nas costas do aluno oposto e resolvê- la mentalmente, logo depois todos posicionados para verbalizar os resultados e assim outras variações de jogos envolvendo outros conteúdos matemáticos como também abordar outros conteúdos de outras disciplinas na mesma Mini-Gincana.

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  16. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Por isso, devemos procurar alternativas para motivar os alunos a desenvolver a atenção, a concentração, o senso cooperativo e criativo estimulando sua interação com outros indivíduos.
    Os jogos são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático, pois o lúdico é considerado como um recurso pedagógico de grande importância para o desenvolvimento do aluno, cujo objetivo é de trabalhar conteúdos curriculares na sala de aula despertando o interesse do aluno oportunizando – as condições para ampliar o processo de ensino aprendizagem.

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  18. Projeto Educação Ambiental
    Público alvo: alunos do Ensino Médio
    Justificativa: O presente projeto se justifica na tentativa de oportunizar aos alunos momentos de reflexão sobre como está sendo explorado os espaços ocupados pelo homem na nossa cidade. A necessidade de conhecer e de se avaliar estes espaços de forma crítica mediante a realidade econômica, política e social, permitirá os alunos a desenvolverem diversas atividades que os possibilitarão uma análise e consequentemente uma nova postura perante a exploração do meio ambiente. É preciso formar novos cidadão com um olhar ético, responsável e consciente, mediante a preservação do meio ambiente e este projeto dará abertura para a construção deste novo olhar frente a exploração dos espaços ambientais do nosso município.
    Objetivo: sensibilizar e conscientizar os alunos do ensino médio dos problemas ambientais existentes no município de Grão Mogol e assim apresentar posturas de cidadãos responsáveis na ocupação dos espaços, atuando de forma crítica e participativa nas tomadas de decisões direcionadas a exploração do meio ambiente.
    Objetivos específicos:
    • Conhecer a realidade do município no que tange as questões ambientais;
    • Identificar as áreas foco de desmatamento e exploração comercial do ambiente no município;
    • Pesquisar junto ao IEF(Instituto Estadual de Florestas) sobre o Parque Estadual de Grão Mogol, sua extensão, fauna, flora e etc;
    • Conscientizar a comunidade local sobre a importância da preservação do meio ambiente;
    • Atuar de forma crítica e participativa nas ações públicas direcionadas às quentões ambientais do município.
    Para realização deste projeto serão preciso a realização das seguintes ações:
    • Apresentação do projeto aos alunos;
    • Palestras;
    • Coletas de dados;
    • Visita de campo ao Parque Estadual de Grão Mogol;
    • Seleção e estudo de material específico sobre o meio ambiente do município;
    • Entrevistas com os feirantes da cidade;
    • Passeatas pelas ruas da cidade e término na feira- local;
    • Estudo na biblioteca da cidade (Casa da Cultura) sobre os elementos culturais da região.
    Conteúdos por disciplina:
     Português – Produção de um jornal sobre a realidade do município, para tanto o professor deverá organizar os temas estudados distribuindo-os nas páginas do jornal.
     História – Valores culturais dos muncípio;
     Geografia – Comparação do antes e depois dos aspectos físicos visitados na área do parque, degradação ambiental, turismo e cidadania;
     Matemática – Análise de dados e elaboração de gráficos estatísticos;
     Física – Relevância das indústrias para empreendimentos futuros (tecnologia, engenharia e etc) no município;
     Química – Tipos de minério encontrado no município de Grão Mogol; estudos do meio ambientes, tratamento do lixo, desenvolvimento sustentável;
     Biologia – Integridade humana e planetária; políticas públicas voltadas à saúde, ao lixo, a degradação do meio ambiente;
     Educação física: Políticas públicas voltadas à saúde; caminhadas e atividades ao ar livre;
     Filosofia: Ética
    Recursos:
    Da natureza: Parque Estadual de Grão mogol
    Didático: folha, papéis diversos, tesoura, livros, jornais, revistas e etc;
    Humanos: professores, alunos e pessoas da comunidade;
    Audiovisuais: Data Show, CD, DVD, documentários;
    Avaliação:
     Na prática os alunos serão avaliados mediante seu interesse, compromisso e envolvimento nos trabalhos e bem como a seriedade com que irá conduzir a elaboração de pensamentos críticos em relação a preservação do meio ambiente.

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  19. Projeto Água – economizar para viver
    Publico Alvo 3° ano do Ensino Médio
    Objetivo Produzir texto dissertativo argumentativo com base em dados estatísticos
    Objetivos específicos
    • Enriquecer o repertório com conhecimento adquiridos na área de matemática (volume morto, porcentagem de água desperdiçada, quantidade de água economizada com ações simples);
    • Desenvolver raciocínio baseado em causa e consequência;
    • Solução de problemas a partir de dados estatísticos.

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